O Problema
Uma grande planta de craqueamento de nafta da Ásia, com capacidade de processamento de 810 KTA, estava com um problema associado à instabilidade da gasolina de pirólise devido à presença de alto teor de olefinas e ao reprocessamento de gasolina de pirólise fora da especificação.
Houve alguns problemas associados à gasolina instável, tais como:
- Entupimento de filtros, trocadores de calor e leitos dos reatores de hidrogenação.
- Obstrução dos filtros da bomba do tanque de armazenamento.
- Formação de gomas durante o transporte de produtos C9+ para as indústrias locais.
A planta estava perdendo margens de lucro devido a reclamações dos clientes sobre a qualidade do solvente C9 e restrições ao reprocessamento de gasolina de pirólise fora da especificação.
A Solução
Após estudos, o principal problema estava associado ao mecanismo de oxidação de espécies polimerizáveis. O mecanismo abaixo, ilustra a natureza do problema.

A Dorf Ketal abordou o cliente com a recomendação de um antioxidante especialmente formulado para o controle de entupimento nos sistemas de estabilização da gasolina. Foi submetida uma proposta seguida de avaliação em laboratório. Após testes de laboratório de goma lavada, o produto foi aprovado para uso em planta.
O Resultado
Houve grandes benefícios associados à aplicação química ao reduzir a goma de lavada para valores abaixo de 5 mg/100ml (especificação de mercado), a saber:
Prevenção da formação de gomas. Isso ajudou a planta a atender às especificações de C9 e, portanto, provou ser economicamente muito benéfico, pois o fornecimento de produtos aumentou para várias indústrias locais que usavam C9 como combustível em aquecedores e fornos de pequena escala.
Aumento da Lucratividade. Com a ajuda do aditivo, a planta agora pode reprocessar gasolina de pirólise fora da especificação e diferentes fluxos de gasolina instável de outras plantas de olefinas.
Para saber mais sobre as tecnologias de antioxidantes da Dorf Ketal, entre em contato.