Introdução
TANSCIENT™ é uma invenção patenteada na ciência da corrosão que permite o refino seguro e confiável de petróleo bruto de alta acidez total (TAN). Sua eficiência superior de fósforo significa que o refinador tem mais controle sobre a proteção contra corrosão e reduz seu risco ao lidar com variações na composição de ácido naftênico. TANSCIENT™ oferece passivação mais eficaz e proteção contínua com até 80% menos fósforo do que produtos concorrentes de inibição de corrosão em alta temperatura (HTCI).
Os principais benefícios incluem:
- – Estabilidade térmica superior e solubilidade em óleo
- – Máxima reatividade superficial, provendo proteção mais eficaz
- – Baixa acidez, não requer uma corrente paralela resfriada para injeção
- – Passivação baseada em fósforo mínimo, portanto, familiar e fácil de implementar
- – Reduz o risco de incrustação de fósforo e comprometimento do catalisador
Aumento da estabilidade térmica e solubilidade em óleo
Como descrito em nossas quatro patentes e no artigo Hydrocarbon Processing de março de 2017, a estabilidade térmica e solubilidade em óleo do TANSCIENT™ ajuda a oferecer uma eficiência de fósforo (P) sem precedentes. Ésteres de fosfato convencionais usados em HTCI perdem 75% de seu fósforo em menos de 30 minutos de exposição a altas temperaturas, enquanto o TANSCIENT™ retém mais de 90% do seu conteúdo de fósforo após 2 horas. Alcançamos essa estabilidade térmica e solubilidade em óleo por esterificação e etoxilação do éster de fosfato para um triéster polimérico.
Melhoria da adsorção superficial
A diferença não para na produção de um triéster polimérico. O álcool reagido com o éster é sintetizado para fornecer a alta solubilidade de hidrocarbonetos de cadeia longa, e a estabilidade aumentada é obtida ao ramificar essas cadeias. Essa química avançada permite a penetração de polifosfato na camada de FeS com uma camada externa rica em fosfato para aumentar a proteção com polifosfato de Fe e uma camada de Fe mais robusta.

insolúvel e é lavado a jusante onde pode causar incrustações.


Comparação da taxa de tratamento
Maior eficiência de fósforo (P) significa que você alimenta menos fósforo para obter a proteção contra corrosão de que precisa. As taxas de tratamento atuais com ésteres de fosfato tradicionais geralmente estão na faixa de 0,7 ppm a 4 ppm de P. A quantidade de P necessária para obter proteção contra corrosão igual com o TANSCIENT™ é de aproximadamente 0,1 ppm a 0,5 ppm de P.
Para refinadores que usam TAN elevado esporadicamente, o TANSCIENT™ oferece mais flexibilidade para construir camadas de passivação com impacto mínimo na química superficial existente.
Para saber mais sobre esta tecnologia inovadora, entre em contato com a Dorf Ketal.