INTRODUÇÃO
Uma grande operadora de Exploração e Produção da América Latina realizou o processo de licitação do tipo “performance” em uma das maiores Unidades de Produção do país. Nesta modalidade, a DORF KETAL saiu vencedora do processo licitatório, sendo que o tratamento indicado e atualmente em aplicação na unidade proporcionou redução relevante de consumo de produtos químicos impactando numa grande redução do valor diário despendido com o tratamento químico da unidade, assim como de custos logísticos. A Unidade de produção que é objeto deste estudo, é conhecida por ser uma das maiores da América Latina. Sua produção bruta é cerca de 300.000 BOE e o BSW global é de aproximadamente 70%. A plataforma produz numa lâmina d’água de 1.350m um óleo com °API 17. A especificação final para o óleo após o tratamento é 1% de BSW (desejável 0,5%) e salinidade máxima de 570 ppm (285 ppm para offloading).
O PROCESSO DE CONTRATAÇÃO
Para este processo, a Operadora realizou a compra de produtos químicos na modalidade de Contrato de Performance.
Na modalidade de contratos tipo performance a empresa vencedora deve fornecer todos os produtos químicos requeridos (“cesta”) na dosagem designada no momento da abertura das propostas. Essas dosagens serão então confirmadas em laboratórios designados ou em campo, conforme deliberação da contratada. As dosagens ofertadas não podem ser acrescidas posteriormente sob pena de multas significativas.
Geralmente, para este tipo de contratação, o cliente final solicita a cotação de produtos tipo commodities e especialidades. Como já existem contratos globais para o suprimento de commodities, a empresa contratante poderá analisar e escolher se é mais vantajoso utilizar o contrato de desempenho ou o global para o suprimento deste tipo de produto.
O CONTRATO DA DORF KETAL
No processo licitatório referenciado neste estudo, as empresas ofertaram os seguintes produtos para tratamento da referida Unidade Operacional:
- Desemulsificante;
- Melhorador de fluxo;
- Inibidor de incrustação topside;
- Inibidor de corrosão para óleo;
- Polieletrólito;
- Biocida a base de THPS;
- Biocida contínuo.
A primeira etapa do processo é o desenvolvimento interno dos produtos, sendo que esta fase foi realizada no laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) localizado em Nova Santa Rita/RS.
O inibidor de incrustação foi desenvolvido conforme a especificação técnica requerida pelo usuário e aos protocolos de aprovação do laboratório de referência do cliente que inclui as rigorosas condições sub-sea. A condição de processamento da Unidade, associada à qualidade da água produzida, mostraram-se extremamente rigorosas em relação aos potencias de incrustação de carbonato de cálcio adicionados com sulfato de cálcio e bário.
Ainda assim, a DORF KETAL foi capaz de desenvolver um produto competitivo e com excelente desempenho em campo utilizando suas bases próprias de inibidores de incrustação. Tais inibidores de incrustação são constituídos de moléculas poliméricas bifuncionais que atuam modificando a estrutura cristalina dos sais formados ao tempo em que neutralizam as cargas que proporcionam aglomeração dos mesmo em condições severas de temperatura e salinidade.
Figura 1. Equipamento para teste de eficiência de inibidores de incrustação no laboratório de PD&I da DORF KETAL
Para o desenvolvimento de melhorador de fluxo e desemulsificante, bottle tests foram realizados para formular um produto muito próximo ao requerido pelo campo. O produto final, para esta classe de produtos, só é definido em bottle tests com óleo fresco, ou seja, realizados a bordo da Unidade.
O procedimento de avaliação e seleção de desemulsificantes e melhoradores de fluxo da Dorf Ketal utiliza modernas técnicas óticas de verificação de resolução de interface óleo-água. As dosagens são otimizadas usando-se equipamentos que simulam as condições operacionais do separador água-óleo da plataforma.
Figura 2. Avaliação da quebra da emulsão para o desenvolvimento de desemulsificantes – Bottle test.
O inibidor de corrosão para óleo foi desenvolvido com auxílio do Bubble Test, que determinou a eficiência deste nas condições propostas no documento de especificações técnicas. O produto foi desenvolvido de forma que não fosse o agente formador de espuma ou emulsão e não causasse efeitos colaterais ao processo de tratamento de óleo e água da Unidade, apresentando total compatibilidade com os outros produtos propostos para este tratamento. O inibidor de corrosão, desenvolvido especialmente para esta plataforma, possui cadeia esteárica longa, proporcionando excelentes resultados de cobertura e força de adesão sobre superfícies metálicas.
Figura 3. Equipamento de Bubble Test para desenvolvimento de inibidores de corrosão – Laboratório de PD&I da DORF KETAL.
O polieletrólito foi indicado apenas para contingência, pois historicamente a Unidade não possuía dados de consumo desta classe de produto.
Além disso, a DORF KETAL tem uma larga experiência de que seu tratamento do óleo com desemulsificante, proporciona como diferencial uma clarificação eficiente da água separada, não requerendo em diversas situações o uso de polieletrólitos.
Figura 4. Redução dos custos mensais com o tratamento DORF KETAL vs tratamento que a unidade aplicava
Os produtos biocidas (a base de THPS ou contínuo) são considerados commodities, portanto, foram indicados tal qual especificação técnica designada no processo.
RESULTADOS & GERAÇÃO DE VALOR
As dosagens propostas pela DORF KETAL, bem como os preços ofertados, proporcionaram uma redução de cerca de 51% do valor total de gastos com produtos químicos nesta plataforma.
Adicionalmente, devido a menores dosagens indicadas em alguns produtos, o tratamento possibilitou uma redução da movimentação de carga na unidade, bem como armazenamento de produtos químicos a bordo. Tal fato, foi visto como uma vantagem pelos usuários, pois a unidade possui espaço limitado de armazenamento de materiais, minimizando riscos associados a SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente).
Adicionalmente, a DORF KETAL recebeu um feedback positivo em relação à troca do tratamento, sendo que o cliente acabou sinalizando que os produtos proporcionaram um tratamento mais efetivo que o anterior em relação aos parâmetros de tratamento de água e óleo.
Fonte: Editorial Marketing Técnico Dorf Ketal