INTRODUÇÃO
Um campo terrestre produtor de Petróleo e Gás envia a produção de seus poços para uma estação de separação, onde ocorre o processamento primário do petróleo. Após a separação da água e do gás, o óleo especificado segue via duto para o terminal de armazenamento e dali é encaminhado para a refinaria. A existência de um pequeno percentual de água no óleo escoado através do duto, obriga a operadora a proteger a tubulação contra a corrosão e para isso era necessário o uso de um produto inibidor de corrosão.
A empresa operadora convidou a Dorf Ketal para recomendar um produto para ser aprovado nos testes realizados em seu laboratório e participar do processo de licitação. A Dorf Ketal recomendou o produto DEFENDER™ OG 216B, que apresentou a melhor relação-custo benefício e foi o vencedor da licitação, iniciando assim o tratamento do duto para prevenir o processo de corrosão.
O produto DEFENDER™ OG 216B foi injetado continuamente no petróleo com uma dosagem média de 15 ppm e apresentou excelente desempenho atendendo plenamente as expectativas para o cumprimento do contrato.
Os principais benefícios apresentados pelo uso do DEFENDER™ OG 216B foram a redução da corrosão no duto que escoava o óleo especificado e o aumento da segurança operacional devido ao fato do produto possuir elevado ponto de fulgor.
O uso de DEFENDER™ OG 216B ajudou a operadora a proteger o duto da corrosão, impedindo perdas de produção e evitando danos ambientais por possíveis vazamentos.
PONTO DE PARTIDA
Devido à presença de um residual de água no óleo tratado a operadora do campo de petróleo tem que aplicar um inibidor de corrosão para proteger o duto que escoa esse óleo para o terminal de armazenamento.
DESEMPENHO OBSERVADO
DORF OG 216B reduziu a corrosão no duto, garantindo o cumprimento das expectativas do cliente para o tratamento. Além de contribuir para o aumento da eficiência operacional e para evitar danos causados ambientais causados por possíveis vazamentos.