A SITUAÇÃO
Com o grande potencial de produção de gás em território brasileiro e crescentes investimentos governamentais com o propósito de aumentar a competitividade desta commodity para consumo interno, o Brasil vem investindo gradativamente em sua extração e tratamento. Neste sentido, mais campos de gás vêm sendo estruturados e gasodutos para escoamento de suas produções vem sendo construídos ou ampliados.
Para a maior operadora de campos de Óleo & Gás do Brasil, esta situação não é diferente e ano após ano, investiu substancialmente no aumento ou melhoria de rotas de escoamento para o gás natural. Com isso, produtos químicos para mitigação de problemas relacionados ao tratamento do gás ou de integridade dos gasodutos são necessários. Nesse sentido, a DORF KETAL possui um portfólio completo para atendimento de quaisquer aplicações que se mostrem necessários.
Dentro deste contexto, a DORF KETAL foi convidada pela operadora do campo referenciado neste estudo, a recomendar uma solução química para inibir a corrosão que atendesse aos principais requisitos técnicos:
- Proteger o sistema especificando a taxa de corrosão por perda de massa inferior a 0,125 mm/ano;
- Compatibilidade com os elastômeros usados nos equipamentos do processo;
- Baixa tendência a formação ou estabilização de espuma ou emulsões.
Para este caso específico, o cliente necessitava de uma proteção eficiente para corrosão num duto onde escoava um fluido multifásico, contendo água, condensado e gás.
DESENVOLVIMENTO INTERNO
Para este desafio, a equipe de especialistas do centro de PD&I da DORF KETAL, desenvolveu o produto GUARDIAN OG 203B que atendeu adequadamente a todos os requisitos técnicos exigidos e atingiu uma excelente relação custo x benefício. Atualmente, o Centro de pesquisas da DORF KETAL, conta com uma estrutura completa para síntese de moléculas, testes de performance de inibidores de corrosão via Bubble test ou RCA (rotating cage) e serviços associados ao monitoramento da corrosão, quando solicitados.

DORF KETAL.
RESULTADOS
Após desenvolvimento interno, o GUARDIAN OG 203B foi aplicado em campo, em um gasoduto interligado a uma unidade marítima brasileira com as seguintes características:
- Plataforma: fixa;
- Lâmina d’água: 40 metros;
- Diâmetro oleoduto: 24 polegadas;
- Extensão do oleoduto: 125 Km;
- Fluido: Multifásico (gás, condensado e água);
- Produção de gás: 8 MMm3/dia;
- Temperatura: 45°C;
- Pressão: 51 Kgf/cm2;
- Teor de CO2: 0,37%;
- Ponto de injeção: Início do gasoduto.
Após chegada na estação de tratamento em terra, o gás é então separado da água e do condensado e encaminhado para a estação de distribuição. O gás produzido é destinado ao consumo residencial, veicular e industrial.
A aplicação do produto GUARDIAN OG 203B em campo, se deu com a injeção contínua de uma dosagem entre 7-10 ppm, apresentando uma excelente performance segundo os engenheiros da operadora que acompanharam a aplicação. Houve uma redução significativa na taxa de corrosão do sistema, que anteriormente era classificada como moderada com o tratamento anterior e passou a ser classificada como baixa com o tratamento da DORF KETAL, apresentando valores abaixo de 0,125 mm/ano.
GERAÇÃO DE VALOR
Os principais benefícios apresentados pelo uso do inibidor de corrosão GUARDIAN OG 203B, salientados pelo cliente, foram a redução da taxa de corrosão no gasoduto e do custo operacional da operadora com tratamento químico e manutenção de equipamentos.
O uso de GUARDIAN OG 203B auxiliou o cliente a garantir a integridade do gasoduto, evitando possíveis perdas de produção e gastos extras com reposição de equipamentos. Com isso, gastos globais com o tratamento químico foram reduzidos, garantindo o cumprimento das expectativas e metas internas do cliente para o tratamento.
O produto GUARDIAN OG 203B é considerado um benchmark de mercado para o cliente no que se refere ao tratamento de gasodutos multifásicos.