O Problema
Um dos tanques de armazenamento de diesel em uma refinaria que processa petróleos brutos de alto teor de enxofre do Oriente Médio, Irã e África Ocidental falhou inesperadamente no teste de corrosão de fita de cobre. O combustível recebeu o mesmo processamento (hidrotratamento) que o restante do estoque de combustível na bateria de tanques, todos os quais atenderam à especificação de corrosão de cobre, mas esse tanque em particular de 19.300 MT obteve apenas uma classificação 2C. Foi então diagnosticado contaminação por H₂S. A Dorf Ketal já fornecia tratamento e suporte para outras aplicações de processo na refinaria e mantinha um inventário de sequestrante de H₂S no local, então o representante local da Dorf Ketal foi abordado para recomendações.
A análise laboratorial indicou aproximadamente 4-5 ppm de H₂S no combustível armazenado. Com base na experiência com seus sequestrantes de H₂S em outras misturas de petróleo bruto de alto teor de enxofre, a Dorf Ketal recomendou 15-20 ppm de sequestrante de H₂S por ppm de H₂S, uma dosagem correspondente a uma média de 60-80 ppm no tanque contaminado.
O laboratório da refinaria avaliou uma amostra coletada do tanque, confirmando a classificação de corrosão de fita de cobre 2C. Quando uma amostra com dosagem de 60 ppm do sequestrante de H₂S da Dorf Ketal obteve uma classificação, o laboratório recomendou o tratamento com 60-70 ppm para atender às especificações da refinaria.
Metodologia do Tratamento
O produto químico foi injetado na sucção da bomba de recirculação do tanque usando um sistema montado em skid, (Figura 1) composto por um tanque, cilindro de calibração, bomba dosadora e hardware relacionado. Para garantir eficiência suficiente de mistura e contato, a Dorf Ketal recomendou um mínimo de 10 a 12 horas de recirculação após injetar o volume necessário de sequestrante.

Figura 1 – Diagrama esquemático de dosagem do sequestrante de H2S.
A recirculação real durou de 14 a 16 horas e uma agitação adicional foi fornecida usando os misturadores de entrada lateral do tanque. A dosagem para tratar 19.300 MT de diesel contaminado e atender à especificação alvo da refinaria foi de 74,6 ppm de sequestrante de H₂S.
Resultados
O tratamento com o sequestrante de H₂S da Dorf Ketal permitiu à refinaria vender o combustível tratado a preços de contrato, sem reprocessamento e sem custos adicionais de armazenagem, proporcionando um retorno de 1000% sobre o investimento em tratamento.
Análise do Desempenho
Misturar combustíveis fora de especificação com produtos de maior qualidade nem sempre é a solução mais rentável. Em muitos casos, o tratamento químico é uma alternativa melhor que pode melhorar as margens operacionais, evitar custos elevados de retrabalho e de inventário, e prevenir atrasos nas entregas.