Produtos “MELHORADORES DE LUBRICIDADE”, são adicionados ao diesel ou gasolina para melhorar sua capacidade de lubrificação. O combustível diesel e gasolina contêm componentes que podem ter um efeito de limpeza e de prevenção ao desgaste nas peças do motor de combustão interna, especialmente em motores de alta pressão e sistemas de injeção de combustível modernos. Quando estes combustíveis são submetidos a processos de hidrotratamento na Refinaria, há uma perda destes componentes
A adição de melhorador de lubricidade ajuda a reduzir o desgaste e a fricção no motor, protegendo as peças e prolongando a vida útil do motor. Além disso, um combustível com boa lubricidade também pode ajudar a melhorar a eficiência do motor, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de poluentes.
Também é importante notar que, em alguns países, os regulamentos exigem que os combustíveis diesel e gasolina atendam a certas especificações de lubricidade para proteger os motores dos veículos. Portanto, os fabricantes de combustíveis podem usar melhoradores de lubricidade para atender a essas especificações e fornecer combustível de qualidade aos consumidores.
No entanto, o transporte de combustíveis é geralmente feito em malhas de dutos, e isto inclui querosene de aviação (QAV). Um produto melhorador de lubricidade só pode ser aplicado a gasolina ou diesel em um duto que também transporta QAV, se houver aprovação de órgãos competentes. Este foi caso a que se refere esta nota-técnica, em que a BP emite carta de aprovação de uso para os produtos DORF SR2008 e DORF SR2010.
A seguir, uma transcrição não-juramentada para o português, da carta emitida originalmente na língua inglesa.
RE: Dorf Ketal Additives SR2008 e SR2010 usados na BP Austrália
Caro senhor
A BP deseja informar que aprovou os aditivos melhoradores de lubricidade da Dorf Ketal, denominados SR 2008 e SR 2010, para o uso em tubulações multi-produtos na Austrália.
Os aditivos foram testados em dois experimentos em separados conduzidos conforme o Protocolo do Instituto de Petróleo do Reino Unido – Oleodutos de vários produtos: Critérios mínimos para determinar a aceitabilidade de aditivos usando um oleoduto de 30 km e 6 polegadas de diâmetro entre a refinaria de Kwinana da BP e o terminal North Fremantle.
O teste e o escopo do trabalho foram aprovados pela BP Global Fuels Technology (GFT) e pela Air BP. A Intertek Testing Services forneceu amostras de terceiros e suporte de teste para os experimentos. Os resultados dos ensaios e testes sem danos conduzidos conforme os requisitos do DGMK 531-1 foram revisados pela GFT e as aprovações subsequentes foram concedidas.
Os componentes de SR2008 e SR2010 estão todos listados no inventário australiano de substâncias químicas (AICS) e, portanto, são aprovados para importação pelo Esquema Nacional de Notificação e Avaliação de Produtos Químicos Industriais (NICNAS).
A BP Austrália aconselhou o acima para outras grandes empresas de petróleo que operam na Austrália, ou seja, Caltex, Shell e Exxon Mobil. A Dorf Ketal precisará buscar a aprovação separada dessas outras empresas petrolíferas.’
Dorf Ketal recebeu todos os resultados dos testes de MPP e testes sem danos, e esta carta agora finaliza o compromisso da BP com Dorf Ketal neste assunto.
Atenciosamente.
Jan Sperling
Product Assurance Manager | ANZ Global Fuels Technology BP Australia Pty Ltd