A indústria do gás ainda aguarda uma definição clara do futuro das novas rotas de gasodutos offshore. No entanto, já aparece no mercado um movimento que deverá se fortalecer nos próximos anos com a entrada de “novo gás” de fontes subutilizadas que estão ganhando uma nova dinâmica. O crescimento na retomada dos investimentos em campos onshore maduros, devido a entrada de novos produtores independentes da indústria do petróleo e gás, e as expectativas para o desenvolvimento da indústria de biometano têm potencial para adicionar pelo menos 5 milhões de m3/d de oferta adicional à indústria nos próximos anos. A quantidade equivale a cerca de 7% da demanda atual do mercado interno.
✔️Com a privatização de campos maduros da Petrobras em regiões de produção em terra, nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Norte Capixaba e Rio Grande do Norte, vê-se surgir uma nova riqueza, o gás. Empresas, tais como PETRORECONCAVO, ORIGEM ENERGIA, ENEVA, 3R PETROLEUM estão liderando este movimento.
▪️Entram em cena tecnologias para recuperação secundária e terciaria que permitem recuperar mais petróleo. A Dorf Ketal, líder no Brasil no fornecimento de especialidades químicas para a área de produção de petróleo e gás, está integrada a este novo mercado, com pessoal de campo prestando assistência técnica especializada a estes importantes players, que contam ainda com o apoio do mais moderno laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação da América Latina voltado para a customização de tecnologias químicas de alto desempenho para aplicação em campos de produção.
Fonte: Redação | Marketing Dorf Ketal