DISSOLVEDOR DE SULFATO DE BÁRIO Enviro-Syn® BSD-40E™ DUPLICA A TAXA DE INJEÇÃO E REDUZ OS CUSTOS DE TRATAMENTO EM DEZ VEZES EM COMPARAÇÃO COM A REMEDIAÇÃO MECÂNICA EM POÇO DE DESCARTE DE ÁGUA NA FORMAÇÃO CADOMIN, WCSB, COLÚMBIA BRITÂNICA

Sumário

Uma empresa que opera na Bacia Sedimentar do Oeste Canadense estava enfrentando reduções nas taxas de injeção em um poço de descarte de água devido ao acúmulo de incrustações na formação e no conjunto de tubulação. O Enviro-Syn® BSD-40E™ foi escolhido em detrimento de uma perfuração mecânica e tratamento com ácido clorídrico (HCl) para reduzir o tempo de inatividade e os custos associados ao tratamento. O tratamento com Enviro-Syn® BSD-40E™ eliminou a necessidade de uma sonda de serviço e foi especificamente formulado para lidar com a incrustação de sulfato de bário. Os resultados indicaram que a taxa média de injeção dobrou e foi mantida por pelo menos 45 dias após o tratamento.

DESAFIO

O operador observou uma diminuição significativa nas taxas de injeção em um poço de descarte de água devido ao acúmulo de incrustação de sulfato de bário. O sulfato de bário (BaSO4) é um dos tipos de incrustação mais desafiadores de se tratar, resultando em redução da condutividade do poço e contaminação de equipamentos, o que diminui as taxas de injeção nos poços de descarte. O sulfato de bário contém material radioativo naturalmente ocorrente (MRNO), tornando o manuseio dos fluidos de formação na superfície um desafio. Como resultado, tratamentos in situ são frequentemente preferidos, utilizando meios mecânicos ou químicos para remoção.

No entanto, a remoção mecânica é cara porque requer uma sonda de serviço ou uma unidade de tubulação flexível para realizar o tratamento, resultando frequentemente em vários dias de inatividade. Para a remoção química, a incrustação de sulfato de bário é insolúvel em HCl, portanto, uma química alternativa era necessária. A incrustação de sulfato de bário também tem tendência a reprecipitar após ser dissolvida em solução, o que pode agravar ainda mais os problemas de produção e contaminação.

SOLUÇÃO

O Enviro-Syn® BSD-40E™ foi projetado para dissolver incrustações de sulfato e possui várias propriedades únicas que o tornam ideal para dissolver incrustações em poços de descarte de água. Ele tem a capacidade de dissolver grandes quantidades de incrustação de sulfato de bário, além de reduzir o tamanho das partículas de sulfato para limitar a quantidade de reprecipitação após a remoção da incrustação. Ele também possui uma temperatura de ativação mais baixa e um pH mais baixo em comparação com outros produtos no mercado, o que o torna mais seguro para manuseio e mais fácil de usar.

Devido à baixa temperatura no fundo do poço, a água produzida foi aquecida a 60°C (140°F) e injetada no dia anterior ao tratamento para aumentar a temperatura da formação e da tubulação. Foram aquecidos 4 m³ (1.056 gal) de Enviro-Syn® BSD-40E™ a uma temperatura de 90°C (194°F) com um aquecedor de óleo e injetados usando um caminhão de pressão em incrementos de 1 m³ (264 gal) com um espaçador de água fresca de 0,5 m³ (132 gal) e deslocados até as perfurações para a imersão. Um adicional de 1 m³ (264 gal) de água produzida foi injetado duas vezes separadamente para empurrar o Enviro-Syn® BSD-40E™ mais para dentro da formação, seguido por um desligamento e imersão. No final do tratamento, o poço foi deixado por aproximadamente 12 horas para imersão. A injeção foi retomada no dia seguinte.

RESULTADOS

As taxas de injeção do poço de descarte foram comparadas antes e após o tratamento com Enviro-Syn® BSD-40E™ (Figuras 1 e 2), enquanto uma pressão de injeção constante foi mantida. As taxas de injeção pós-tratamento foram mais do que o dobro das observadas antes do tratamento de estimulação e foram sustentadas pelos 45 dias de observação após o tratamento.

Figura 1. Dados de 45 dias antes e depois do tratamento foram registrados. As taxas de injeção pós-tratamento foram mais do que o dobro das taxas de injeção observadas antes do tratamento de estimulação e foram sustentadas pelos 45 dias de observação após o tratamento.
 
Figura 2. As taxas médias de injeção são exibidas para os 14 dias anteriores ao tratamento (laranja) e 14, 30 e 45 dias após o tratamento (azul). As taxas médias de injeção pós-tratamento foram mais do que o dobro das observadas antes do tratamento de estimulação.

Além do aumento bem-sucedido na taxa de injeção, o custo do tratamento com Enviro-Syn® BSD-40E™ foi aproximadamente 10 vezes menor e exigiu apenas um único dia de parada, em comparação com os típicos 4 dias de uma remediação mecânica convencional.

A empresa adotou o Enviro-Syn® BSD-40E™ para uso regular em poços de descarte para tratar qualquer tipo de incrustação de sulfato de bário na unidade.

___________________________________________________

A DK Energy Services é uma subsidiária da Dorf Ketal especializada no fornecimento de produtos e serviços para produção de petróleo e gás.

____________________________________________________

Fale com a DORF

Para obter mais informações, entre em contato com a Dorf Ketal

Compartilhe esse artigo

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
X
Email

Sobre Nós

A Dorf Ketal é um dos maiores fornecedores mundiais de produtos químicos que garantem a integridade de equipamentos, garantia de fluxo e máxima produtividade para processos industriais para os segmentos de Óleo e gás, Refinarias, Petroquímicas, Combustíveis, Papel e Celulose, dentre outros. É uma empresa global com operações integradas nos cinco continentes. O seu direcionamento tecnológico é baseado no slogan “Inovação não é apenas o que fazemos. É quem nós somos!”, e tem como princípio transversal em todas as suas operações, a Segurança.

Siga-nos nas redes sociais

Dorf Ketal

milEx Additives

Sumário

plugins premium WordPress

Fale Conosco