DESAFIO

Um grande operador atuando na África Ocidental tinha um poço de petróleo offshore que não estava produzindo em seu potencial. Investigações revelaram que incrustações estavam restringindo a produção. Amostras de incrustação (Figura ao lado) foram extraídas e a análise mostrou predominantemente carbonato de cálcio (CaCO3) com algumas argilas insolúveis em ácido e materiais orgânicos originários da precipitação de água de formação e fluidos de perfuração. O operador precisava de um produto desincrustante com alta capacidade de dissolução e efeitos mínimos de corrosão, baseado no tempo de exposição prolongado esperado sobre os equipamentos de completação no fundo de poço que possuíam composição metálica de alto cromo.
SOLUÇÃO
Testes laboratoriais foram realizados em vários produtos diferentes, incluindo o Ácido Modificado Enviro-Syn® HCR-7000 com um solvente incorporado para tratar os componentes orgânicos. Os resultados mostraram que a incrustação era altamente solúvel no Enviro-Syn® HCR-7000 a 50°C (122°F), necessitando de menos de 10 minutos para dissolver a parte solúvel em ácido e os componentes orgânicos da incrustação, com algum resíduo insolúvel remanescente. Não foi observada reprecipitação visível quando a água do mar foi adicionada e misturada por 2 horas. Além disso, os testes de corrosão mostraram taxas de corrosão muito baixas nas ferramentas e equipamentos de completação. O Enviro-Syn® HCR-7000 oferece uma alternativa segura e eficaz aos ácidos minerais fortes convencionais, como o ácido clorídrico (HCl), para reduzir os efeitos perigosos, como fumos e efeitos corrosivos na pele e metais, através do controle único das taxas de reação enquanto proporciona muitos benefícios técnicos e operacionais. O Enviro-Syn® HCR-7000 possui habilidades de solubilização semelhantes ao HCl a 15% e reduz a quantidade de incrustação reprecipitada após a injeção comparado ao tratamento com HCl.
RESULTADOS
O operador selecionou o Enviro-Syn® HCR-7000 para a operação devido ao desempenho superior do produto e ao perfil de saúde, segurança e meio ambiente (HSE), bem como às exigências de prevenção à corrosão tanto do operador quanto do fornecedor de serviços de equipamentos.
Foram injetados 400 m³ (2.516 barris) de Enviro-Syn® HCR-7000 via tubulação enrolada (coiled tubing) nas zonas afetadas para tratar e estimular o poço. A operação foi altamente bem-sucedida, com uma mudança no valor do skin mecânico de 14 antes do tratamento para 0 após o tratamento. Isso resultou em um aumento de 8 vezes no Índice de Produtividade para líquidos de 22 sm³/d/bar para 175 sm³/d/bar em estado pseudo-estável e um aumento de produção de >2000 bpd, equivalendo a aproximadamente USD$140.000 por dia em fluxo de caixa adicional a $70/bbl para o operador.
___________________________________________________

___________________________________________________